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Curso Seleção por Competências – Um Diferencial na Contratação de Profissionais

Data: favor confirmar disponibilidade de turma

Carga horária: 8h

Objetivo: Ao final deste curso, os participantes serão capazes de:

   Conceituar a noção de competências nas diferentes dimensões: organizacional, funcional e individual (técnicas e comportamentais).

   Compreender o cenário da organização e sua influência nos processos seletivos a serem processados.

  Analisar os fatores internos e externos que compõem o contexto organizacional e a sua influência nos processos de seleção de candidatos e na definição do perfil da vaga a ser preenchida.

    Definir o perfil do candidato adequado para o preenchimento da vaga e escolher as estratégias de seleção.

   Conduzir uma entrevista de seleção por competências.

  Observar e Identificar comportamentos dos candidatos durante a aplicação de uma dinâmica de grupos para seleção.

 

Público-alvo: Gestores e Líderes de todas as áreas, Consultores de RH e profissionais da área de gestão de pessoas, interessados em desenvolver esse conhecimento.

Metodologia: Exposições dialogadas, estudos de caso, discussões e simulações, apoiados por recursos audiovisuais, visando uma aprendizagem de forma dinâmica e interativa, utilizando exercícios práticos e a experiência dos participantes para a construção dos conhecimentos.

Conteúdo:

1.    Como realizar o processo de seleção de candidatos com foco em competências:

  • A dimensão estratégica e corporativa da noção de competências – o conceito de competências organizacional.
  • Conceitos de competências funcionais e individuais (técnicas e comportamentais).

2.    Como definir um perfil de um candidato a partir das competências organizacionais

  • Análise do  contexto organizacional (missão, visão, valores, cultura, clima, modelo de gestão, posicionamento no mercado)
  • Mapeamento das competências individuais necessárias inerentes ao cargo a ser preenchido, considerando o contexto da organização.
  • Indicadores observáveis para mensuração de cada competência. 

3.    A ética e os papéis do Profissional de Recrutamento e Seleção. 

4.    O papel do Gestor da área requisitante da vaga.

5.    Estratégias para a seleção

  • Escolha dos instrumentos de avaliação:
    • Provas de conhecimento, testes, avaliações grafológicas, dinâmicas de grupo;
    • Entrevistas com base em competências.

6.    Como conduzir uma entrevista de seleção por competências

  • Planejamento da entrevista – o que investigar.
  • Postura do entrevistador – habilidades, competências e atitudes necessárias.
  • Negociação de desejos e ofertas da empresa e do candidato.

7.    Como analisar as informações obtidas dos candidatos

  • Análise dos resultados dos testes de avaliação
  • O que observar em um candidato durante uma dinâmica de grupo para seleção
  • Elaboração de pareceres de candidatos, para subsidiar a escolha do líder da área requisitante da vaga. 

Para outras opções e dúvidas, envie e-mail para:

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 Tel 71- 3359-0778 / 3565-1794

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